top of page
Buscar

A Estátua (Poema)



O teu corpo branco e esguio

prendeu todo o meu sentido…

Sonho que pela noite, altas horas,

aqueces o mármore frio

do alvo peito entumecido…

E quantas vezes pela escuridão,

a arder na febre dum delírio,

os olhos roxos como um lírio,

venho espreitar os gestos que eu sonhei…

…………………………………………..

- Sinto os rumores duma convulsão,

a confessar tudo que eu cismei!

………………………………………….

Ó Vénus sensual!

Pecado mortal

do meu pensamento!

Tens nos seios de bicos acerados,

num tormento,

a singular razão dos meus cuidados!

Judith Teixeira In Decadência, 1923



A obra Decadência foi mandada queimar pelo Governo Civil de Lisboa, na sequência de uma campanha liderada pela conservadora Liga de Ação dos Estudantes de Lisboa, contra "os artistas decadentes, os poetas de Sodoma, os editores, autores e vendedores de livros imorais".


Felizmente, resistiu até aos dias de hoje e encontra-se incluída em várias coletâneas, nomeadamente "Poesia e Prosa" que pode ser adquirida AQUI.

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page