top of page
Buscar

Carol





Título: Carol

Ano: 2015

País: EUA, Reino Unido, Austrália

Género: Drama, Romance

Realização: Todd Haynes

Escrita: Phyllis Nagy (roteiro), Patricia Highsmith (Romance)


Sinopse:

Therese trabalha numa loja em Manhattan. Quando conhece Carol, uma mulher sedutora presa a um casamento fracassado, surge uma ligação entre ambas e acabam por se envolver. A relação das duas é descoberta e o marido de Carol retalia, pondo em causa a sua competência como mãe. Carol e Therese fazem-se à estrada, deixando para trás as suas respetivas vidas. Um confronto vai colocar à prova as convicções de cada mulher sobre si mesma e o compromisso para com a outra."


 

Considerado por muitas o melhor filme lésbico de sempre, assumo uma opinião minoritária em que confesso que estava à espera de mais. Foi um dos filmes sáficos mais divulgados de sempre, a par com o La Vie d'Adèle. Muito se falou deste filme, tendo-se afirmado até que seria o "Brokeback Mountain" lésbico, e assim que saiu nos cinemas lá fui eu feliz e contente ao El Corte Inglés (provavelmente a uma terça-feira, para aproveitar o desconto Yorn 😂), cheia de expetativas.

Foram expectativas a mais... Prometeram-me um Brokeback Mountain lésbico e não me parece que tenham cumprido. A química entre as personagens não me convenceu e a Therese aborreceu-me, personagem demasiado apagada e algo distante, não criticando a atuação de Rooney Mara que esteve bem. Valha-nos a Carol e a Cate Blanchett que está perfeita (como sempre). O ritmo do filme em si também não me agradou, mas não sei explicar porquê... acho que o desenrolar da relação das duas poderia ter sido melhor construído. 🤔


No final ficou a sensação de que faltou alguma coisa. É possível que se o vir uma 2ª vez goste mais e tenha uma opinião do filme melhor do que a que tenho agora.

Coisas boas... visualmente deslumbrante, elenco de renome e atuações excelentes, apesar de achar que houve falta de química entre as personagens.


De qualquer maneira fico muito contente com a existência deste filme, com a divulgação que dele foi feita, com o orçamento disponibilizado, com a excelente qualidade da produção e das atuações, com os nomes sonantes, a fotografia incrível, com a forma como foi recebido pela crítica e pelo público e com a quantidade de prémios e nomeações que recebeu. Um marco importante no "cinema lésbico/sáfico" e na representatividade/visibilidade da comunidade lésbica/bissexual.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page