top of page
Buscar

Condessa Geschwitz: primeira personagem lésbica do cinema (1929)


Já ouviram falar da Condessa Geschwitz? Foi a primeira personagem lésbica do cinema, interpretada pela atriz Alice Roberts, no filme "A Boceta de Pandora", em 1929. Geschwitz é uma das três personagens deste filme que estão apaixonadas pela protagonista, Lulu. 🤷‍♀️


O filme "A Boceta de Pandora" é um clássico do cinema mudo alemão, realizado por Georg Wilhelm Pabst. Nas versões inglesa e americana, a personagem lésbica foi cortada. (E provavelmente noutros países também...)

A Condessa foi, por vezes, caracterizada com um vestuário andrógino e passa várias cenas a olhar para Lulu com desejo. Reza a história que a atriz só descobriu a natureza da sua personagem quando começaram as filmagens, tendo-se mostrado desconfortável com tais cenas, mas Pabst convenceu-a a seguir com o papel.



Curiosamente, o primeiro filme sobre homossexualidade (Diferente dos Outros, 1919) e o primeiro filme a representar um beijo lésbico (Raparigas de Uniforme, 1931) também são alemães.

 

Boceta de Pandora (1929)










Sinopse: ""A bela e sensual Lulu (Louise Brooks) é amante de Peter Schön (Fritz Kortner), um viúvo rico. Quando este lhe anuncia que se vai casar com uma mulher respeitável, Lulu mantém-se imperturbável, mas começa desde logo a fazer planos para destruir esse noivado. Lulu acaba por conseguir o que quer, mas o casamento com Schön abre caminho para uma descida aos infernos, não havendo, para um como para outro, qualquer hipótese de redenção. "A Boceta de Pandora" é uma das obras-primas da sétima arte, tendo imortalizado a actriz Louise Brooks e o realizador austríaco Georg Willhelm Pabst como estrelas maiores do cinema mudo."

 

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page