top of page
Buscar

"I Am Here: The Lesbian Portraits"



Neste dia da Visibilidade Lésbica, trago-vos a galeria fotográfica "I Am Here: The Lesbian Portraits", ou "Eu Estou Aqui: Retratos Lésbicos", da autoria de Robert Kalman, criada em 2016, em homenagem à sua falecida irmã, que se assumiu como lésbica aos 23 anos, em 1976.


Ao abrirem o link vão deparar-se com o retrato de mulheres lésbicas a quem Robert perguntou o mesmo que à sua irmã, depois de sair do armário: "Como é a vida para ti, neste momento? As respostas estão em inglês, manuscritas, ao lado de cada retrato. Não consegui perceber todas, e acabei por não traduzir, ainda, as mesmas. Deixo-vos a tradução, apenas do texto de introdução à galeria, em que Robert explica o que o levou a realizar este projeto:


"A minha falecida irmã Hillary saiu do armário em 1976 quando tinha 23 anos, não exatamente um período cultural favorável à aceitação da homossexualidade, especialmente para lésbicas.
Alguns dias depois de Hillary anunciar que era lésbica, eu perguntei-lhe "Como é a vida para ti neste momento?" “Não fazes ideia", ela respondeu tristemente. "Como um santo inferno." E então mostrou-me um bilhete que a nossa mãe lhe tinha escrito: "Hillary, não me tinha apercebido do quanto me odeias. Assinado, mãe. ”
Desde a sua morte prematura aos 52 anos, tenho procurado uma maneira de criar uma homenagem à sua memória e à sua luta pessoal. Nesta série de fotos, fiz retratos de rua formais de membros da comunidade lésbica usando uma câmara de visão 8x10 e fazendo-lhes a mesma pergunta: "Como é a vida para ti neste momento?"
As suas respostas manuscritas, combinadas com os seus retratos, são maioritariamente otimistas, mas algumas expressam as dificuldades com que têm de lidar. No entanto, como uma jovem escreveu: “Ser genuinamente autêntica e não sentir vergonha é uma coisa linda. A minha irmã teria gostado de saber disto".



20 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page